10 Razões Para Adorar o Windows Server 2016 – parte 5

Confira as 10 razões adorar o Windows Server 2016 #5

Neste quinto artigo vamos abordar as inovações sobre software defined storage do Windows Server 2016 e fazer uma breve introdução sobre as essas features do novo sistema operacional da Microsoft.

windows_server_2016_gradient2

Software Defined Storage

O Windows Server 2016 contém evoluções em software defined storage: Storage Spaces Direct, Storage Replica, and Storage Quality of Service. Usando estas funções, é possível aumentar o desempenho, reduzir os custos de armazenamento e alinhar a topologias de implantação e cenários de negócios, sem a introdução de risco para as operações. Anteriormente, esses recursos eram exclusivos para fornecedores de armazenamento.

Storage Spaces Direct permite combinar hardware de commodity com o sistema operacional Windows Server 2016, proporcionando performance para máquinas virtuais. Storage Replica completa o cenário para clusters, replicando os dados em nível de volume nos modos síncrono ou assíncrono. Storage Quality of Service torna mais fácil se proteger contra baixo desempenho em um ambiente multitenant, permitindo níveis de desempenho máximo.

Storage Spaces Direct

Storage Spaces Direct é uma evolução do Storage Spaces, o que significa que é uma extensão da pilha de software defined storage existente no Windows Server. Storage Spaces Direct aproveita o protocolo SMB 3 para comunicação entre todos os nós, incluindo SMB Direct e SMB Multichannel, para baixa latência e armazenamento de alto rendimento.

Storage Spaces Direct integra perfeitamente com Scale-Out File Server, Cluster Shared Volume, Storage Spaces e Failover Clustering.

storagespacesdirectstack

Storage Spaces Direct pode ser implementado para armazenamento primário de VMs do Hyper-V, ou para o armazenamento secundário para arquivos de máquina virtual Hyper-V Replica. Além disso, a implantação também pode ser utilizada para serviços de backup.

Storage Replica

Storage Replica oferece capacidade de recuperação de desastres no Windows Server 2016. Ele oferece a capacidade de proteger de forma síncrona os dados em diferentes racks, edifícios, campus ou cidades. Em caso de um desastre, todos os dados estarão replicados em outros lugares, sem qualquer possibilidade de perda. Storage Replica ainda oferece a possibilidade de mudar a carga de trabalho para outros locais seguros antes de paradas programadas.

storage_sr_servertoserver  storage_sr_clustertocluster

A replicação síncrona

A replicação síncrona garante que o aplicativo seja gravado em dois locais ao mesmo tempo. Essa replicação é mais adequado para dados de missão crítica, uma vez que requer investimentos de rede e armazenamento, e pode ocasionar degradação de desempenho de aplicações.

A replicação assíncrona

A replicação assíncrona significa que quando um aplicativo grava dados, estes dados não são replicados de forma imediata para o site remoto. Este modo permite que tempos de respostas mais rápidos para as aplicações, o pode ser usado como uma solução de DR que funciona geograficamente.

Storage Quality of Service

Storage Quality of Service (QoS de armazenamento) no Windows Server 2016 fornece uma maneira de monitorar centralizadamente e gerenciar o desempenho de armazenamento para máquinas virtuais usando o Hyper-V. O recurso melhora automaticamente a equidade de recursos de armazenamento entre várias máquinas virtuais usando um mesmo cluster de servidor de arquivos e permite políticas e metas de desempenho para controle de IOPs.

clustering_sofsstorageqos

Conforme os servidores de Hyper-V iniciam as máquinas virtuais, eles são monitorados pelo Policy Manager. O Policy Manager comunica a política de QoS e quaisquer limites ou reservas para o servidor Hyper-V, que controla o desempenho da máquina virtual conforme apropriado.

Quando há mudanças nas políticas de armazenamento de QoS, o Policy Manager notifica os servidores Hyper-V para ajustar seu comportamento. Este ciclo de feedback garante que todas as máquinas virtuais sejam executadas de forma consistente de acordo com as políticas de armazenamento de QoS conforme definido.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *